Para ajudar a controlar a diabetes na criança, provavelmente terá que compreender o seu regime de insulina e fazer pequenos ajustes nas doses de insulina regularmente.
•••••
Se criança tomar injecções de insulina (em vez de uma bomba), fará certamente 2 tipos diferentes de insulina, uma com as refeições e uma na hora de dormir. Se necessário, é melhor ajustar as doses de insulina para os níveis baixos de glicose no sangue em primeiro lugar e, depois, lidar com os níveis elevados de glicose no sangue.
Além disso, tente fazer uma mudança de cada vez e ver o efeito que tem sobre os níveis de glicose no sangue durante alguns dias antes de fazer quaisquer ajustes. Poderá ter de ajustar as doses de insulina quando:
- A glicemia está fora do intervalo alvo
- Para alterações à refeição
- Quando a criança está doente
- Antes ou depois de atividades, como desporto
Não hesite em pedir apoio ao profissional de saúde, sempre que precisar de aconselhamento na gestão da diabetes na criança.
Monitorizar a glicemia regularmente e registar os resultados obtidos, vai ajudar os pais e a própria criança a entender as suas leituras de glicemia e respectivas mudanças ao longo do dia e durante a noite. Essa monitorização também vai ajudá-los a ver como os valores são afectados pelos alimentos, insulina, actividades, stress e actividades lúdicas.
Conhecer os níveis de glicemia é o factor principal para decidir como ajustar as doses de insulina. Essas informações devem ajudar os pais e o profissional de saúde a melhorar a gestão global da diabetes da criança.