Controlar os níveis de glicose no sangue pode ser, particularmente, dificil quando se está doente com com alguma infecção. Estar preparado para a situação, vai permitir lidar melhor com a diabetes.
•••••
Durante uma doença ou uma infecção, o corpo liberta mais glicose para o sangue para ajudar a combater a doença. Esta libertação de glicose faz com que seja mais difícil gerir os níveis de glicose no sangue.
As sugestões a seguir podem ajudar a lidar melhor quando estiver doente:
- Monitorize o seu sangue com mais frequência do que o habitual para manter o controlo dos níveis de glicose;
- Se tem diabetes tipo 1, pode ser aconselhável complementar qualquer resultado de glicose no sangue com um teste para cetonas;
- Mantenha-se bem hidratada com líquidos sem açúcar;
- Mantenha uma alimentação – pode não ter apetite para refeições completas, mas tente ingerir pequenas quantidades de comida, ou ter ingerir bebidas ricas em hidratos de carbono, em vez de refeições;
- Continue a terapêutica para a diabetes, incluindo a insulina;
Por último, se fizer a gestão das suas doses de insulina sozinha, seja cuidadosa com a quantidade de insulina que administra neste período. Se não tem a certeza sobre a quantidade certa a administrar, entre em contacto com o seu profissional de saúde. Por outro lado, se está com dificuldades para lidar com a situação e se os níveis de glicose no sangue ou cetona estão a aumentar muito rapidamente, é aconselhável que entre em contacto com o seu profissional de saúde para ter orientação.