A diabetes tipo 2 desenvolve-se quando o corpo não consegue produzir insulina suficiente ou quando a insulina produzida não funciona corretamente.
•••••
A diabetes tipo 2 é muito mais comum. Cerca de 90% das pessoas têm diabetes tipo 2, que é diagnosticada frequentemente na idade adulta. No entanto, adolescentes e jovens adultos com excesso de peso também estão a desenvolver este tipo de diabetes com uma frequência crescente.
O risco de desenvolver tipo 2 aumenta se a pessoa não está fisicamente ativa ou tem excesso de peso, pois isso faz com que as células do corpo se tornem resistentes aos efeitos da insulina.
Na fase inicial da diabetes tipo 2, pequenas alterações na dieta para perder peso e um aumento da atividade física pode ser tudo o que é necessário para alcançar um nível normal de glicose no sangue.
A diabetes tipo 2 geralmente afecta pessoas com mais de 40 anos de idade, embora pessoas cada vez mais jovens estejam também a ser afectadas.
A diabetes pode causar vários sintomas. Os sintomas comuns a ambos os tipos de diabetes são:
- Sensação de muita sede;
- Urinar com frequência, especialmente à noite;
- Sensação constante de fadiga;
- Perda de peso;
- Comichão em redor da vagina ou pénis, ou ataques regulares de aftas (uma infecção por fungos);
- Visão turva;
- Cólicas;
- Prisão de ventre;
- Infecções cutâneas;
Nem todas as pessoas têm os mesmos sintomas e algumas não apresentam qualquer sintoma. Visite o seu médico o mais rapidamente possível, se acha que tem diabetes. Diagnóstico e tratamento precoces podem reduzir o risco de desenvolver complicações mais tarde.