A diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune. O sistema imunológico, que é suposto proteger de corpos estranhos, como vírus e bactérias, ataca e destrói as células beta do pâncreas que produzem insulina.
•••••
A insulina normalmente move a glicose do sangue para as células, onde é convertida em energia. No entanto, na diabetes tipo 1, porque o corpo é incapaz de produzir insulina, não há insulina para mover a glicose para fora da corrente sanguínea para as células.
Sem insulina, o organismo decompõe sua própria gordura e músculo, levando à perda de peso. Na diabetes tipo 1, isso pode levar a um estado grave de curto prazo, onde a corrente sanguínea se torna ácida juntamente com um estado perigoso de desidratação.
Pode experimentar os seguintes sintomas:
- Necessidade de ir mais vezes à casa de banho - numa pessoa com diabetes tipo 1 é através da urina que o organismo se vai tentar livrar do excesso de glicose.
- Necessidade de beber mais - se se perdem mais líquidos através da urina, como consequência, há uma maior sensação de sede.
- Cansar-se mais rapidamente - A diabetes tipo 1 impede as células de receberem o combustível de que necessitam, levando as pessoas afectadas pela condição a ficarem exaustas.
- Perda de peso - o corpo compensa a falta de combustível quebrando as reservas de gordura.
A Diabetes não pode ser curada, mas o tratamento tem como objetivo manter os níveis de glicose no sangue o mais normais possível, e controlar os sintomas para evitar o desenvolvimento de problemas de saúde mais tarde.
Como o corpo não consegue produzir insulina, são necessárias injecções de insulina regulares para manter os níveis de glicose normais. Há que aprender como combinar a insulina a injectar com a comida que se injere, tendo em conta o nível de glicose no sangue e a quantidade de exercício físico efectuada.