Farmácias | Apoio ao cliente: 800 200 891 (de 2ª f a 6ª f das 09h00 às 18h00) | pesquisa Pesquisar

Características

A diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune. O sistema imunológico, que é suposto proteger de corpos estranhos, como vírus e bactérias, ataca e destrói as células beta do pâncreas que produzem insulina.

•••••

A insulina normalmente move a glicose do sangue para as células, onde é convertida em energia. No entanto, na diabetes tipo 1, porque o corpo é incapaz de produzir insulina, não há insulina para mover a glicose para fora da corrente sanguínea para as células.

Sem insulina, o organismo decompõe sua própria gordura e músculo, levando à perda de peso. Na diabetes tipo 1, isso pode levar a um estado grave de curto prazo, onde a corrente sanguínea se torna ácida juntamente com um estado perigoso de desidratação.

 

Pode experimentar os seguintes sintomas:

  • Necessidade de ir mais vezes à casa de banho - numa pessoa com diabetes tipo 1 é através da urina que o organismo se vai tentar livrar do excesso de glicose.
  • Necessidade de beber mais - se se perdem mais líquidos através da urina, como consequência, há uma maior sensação de sede.
  • Cansar-se mais rapidamente - A diabetes tipo 1 impede as células de receberem o combustível de que necessitam, levando as pessoas afectadas pela condição a ficarem exaustas.
  • Perda de peso - o corpo compensa a falta de combustível quebrando as reservas de gordura.

A Diabetes não pode ser curada, mas o tratamento tem como objetivo manter os níveis de glicose no sangue o mais normais possível, e controlar os sintomas para evitar o desenvolvimento de problemas de saúde mais tarde.

Como o corpo não consegue produzir insulina, são necessárias injecções de insulina regulares para manter os níveis de glicose normais. Há que aprender como combinar a insulina a injectar com a comida que se injere, tendo em conta o nível de glicose no sangue e a quantidade de exercício físico efectuada.

Os mais lidos

O que faz os níveis de glicose subir e descer?

Quando se tem diabetes, é importante entender o que pode fazer os níveis de glicose no sangue aumentar ou diminuir, de modo a poderem tomar-se medid...

Cetonas (corpos cetónicos) e cetoacidose

As cetonas são uma substância química produzida pelo corpo quando, devido a uma falta de insulina,este não é capaz de usar a glicose como fonte de e...

Artigos relacionados

Sobre a Abbott Diabetes Care

Sobre a Abbott Diabetes Care A Abbott Diabetes Care (ADC) está em contínuo desenvolvimento, procurando sempre produtos inovadores de monitorização do...

Hiperglicemia

Hiperglicemia significa um elevado nível de glicemia. Ela ocorre em pessoas com diabetes quando têm excesso de glicose no sangue; ou porque seu corp...

Pesquisa Pesquisar

Aviso de privacidade

A sua privacidade é importante para nós. Actualizamos a nossa Politica de Privacidade de acordo com o novo Regulamento Geral de proteção de dados da EU.
Veja a Politica de Privacidade aqui.