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Características

O stress é uma reacção física e mental para o perigo percebido e tem sido comprovado que provoca mudanças nos níveis de glicose no sangue, o que pode ser problemático para pessoas com diabetes.
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Quando se sentir sob pressão pode verificar que os seus níveis de glicemia sobem. Quando está stressado, o seu corpo liberta uma mistura de hormonas. O seu papel é fazer com que esteja preparado para reagir a determinada situação ou emoção, libertando uma grande quantidade de energia armazenada e tornando-a disponível a ser utilizada pelos músculos.

O tipo de stress mais sentido pelas pessoas é o stress mental e não o físico mas, o seu corpo não parece saber a diferença. Assim, o stress mental faz com que as suas hormonas bombeiem glicose para o sangue, mesmo que você não precise.


As hormonas do stress tendem a aumentar seus níveis de glicose no sangue, principalmente se tem diabetes tipo 2.

Para a diabetes tipo 1, no entanto, a situação não é tão clara. Para algumas pessoas com diabetes tipo 1, os níveis podem até descer, possivelmente devido a uma mudança na rotina, ou aumento da actividade física.


Às vezes, o stress não pode ser evitado mas, embora possa não ser capaz de viver uma vida livre de stress, há coisas que pode fazer para ajudar a reduzir os seus efeitos.

  • Identifique o que está a causar o stress
    Tire um tempo para identificar o que lhe está a causar preocupação. O truque é aceitar que algumas coisas estão fora do seu controlo e, em seguida, concentre-se nas coisas que pode controlar
  • Exercício
    Fazer mais o exercício pode ser uma excelente maneira de reduzir os efeitos do stress. O exercício pode abstrair-nos de muitos problemas; as hormonas libertadas pelos corpo durante o exercício (endorfinas), fazem-nos sentir mais felizes
  • As técnicas de relaxamento
    Existem muitas técnicas de relaxamento. Pode tentar o seguinte: Sente-se por cinco minutos, relaxe e faça algumas respirações profundas e ritmadas ​​– inspire pelo nariz e expire lentamente pela boca.
  • Quando você se sentir em stress
    Entenda como o stress afecta a sua diabetes. Quando faz os seus testes regulares de glicose no sangue, dê uma pontuação de 1 a 5 ao seu nível de stress. Registe o seu nível de stress ao lado do seu resultado de glicose no sangue no seu diário de autocontrolo. Ao longo do tempo, se o stress afectar sua glicose no sangue, vai começar a ver um padrão de níveis que são mais elevados de acordo com o seu nível de stress.
  • Diabetes e depressão
    Ter diabetes não é fácil e, às vezes, parece mesmo muito difícil. Há testes, consultas, injecções de insulina ou comprimidos, ter atenção ao que come e bebe, visitar o médico de família. Tudo isto pode ser demasiado.
    Às vezes, pode ser mais do que se pode suportar. Todas as pessoas passam por momentos em que se sentem mais em baixo mas, em depressão, estes sentimentos tornam-se mais frequentes. Uma depressão leve faz tudo parecer um esforço maior e menos gratificante quando realizado. Os que estão no outro extremo da escala, podem sentir vontade de desistir da vida por completo.
    Se gerir a sua diabetes está a ser muito pesado, então é importante discutir este assunto com o profissional de saúde. Juntos a avaliar a situação, podem encontrar alterações na rotina que podem fazer uma grande diferença. Talvez alguns dos objectivos sejam demasiado ambiciosos; objectivos mais realistas podem ajudar a sua diabetes a ser mais fácil de gerir.
  • Combater a depressão
    A melhor coisa que pode fazer é falar com alguém dos seus problemas. Pode ser alguém próximo, como amigos ou parentes.
    O profissional de saúde sabe que a depressão é mais comum entre pessoas com diabetes. Ele será capaz de recomendar um bom terapeuta, que pode ajudar. Um grupo de apoio, ou juntar-se à Associação de Diabéticos da sua área de residência também pode ser uma solução que vale a pena considerar.
  • Manter o controlo das coisas
    Há uma série de coisas que pode fazer quando se sentir em sobrecarga ou com com uma depressão leve
    Abrir-se com outras pessoas
  • Exercício físico. Algo tão simples como uma caminhada, pode mudar o humor de alguém de forma dramática.
  • Cuidar de si mesmo. Comer bem faz-nos sentir muito melhor
  • Peça ajuda se sente constantemente muito em baixo
  • Encontre coisas na vida que realmente goste de fazer

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