Farmácias | Apoio ao cliente: 800 200 891 (de 2ª f a 6ª f das 09h00 às 18h00) | pesquisa Pesquisar

Características

Perder algum peso pode ajudá-lo a gerir melhor a sua diabetes. A maioria das pessoas tem uma noção do que é um peso saudável mas, compreender quanto peso tem de perder pode fazer toda a diferença para ter objectivos claros.

•••••

 
Para as pessoas com diabetes, há razões adicionais para manter um peso saudável. No seu corpo, a insulina sente mais dificuldade em transportar a glicose do sangue para as células se se mover num tecido particularmente gordo. Assim, quanto maior for o seu peso, mais insulina pode ser necessário injectar. É claro que o oposto também é verdadeiro; se você perder peso, você deve precisar de menos insulina. É por isso que o teste de glicose no sangue é tão importante se estiver a fazer uma dieta.



Diabetes não faz necessariamente engordar. Se não tomar a insulina como deveria, emagrece, mas não é um emagrecimento saudável e prejudicial, porque a sua glicemia estará muito elevada.

Se come demais, então vai engordar como qualquer outra pessoa e deverá injectar insulina extra para fazer face à comida que ingere.


Se acha que está com peso a mais, deve falar com o seu profissional de saúde para que o possa ajudar a perder peso enquanto mantém a sua diabetes controlada.

Perder peso pode ser difícil, por isso é especialmente importante falar com o seu profissional de saúde e levar as coisas devagar, dando um passo de cada vez.

Ter a força de vontade certa para perder peso, pode ser meio caminho andado para muitas pessoas. Muitas dietas envolvem a redução de certos alimentos, o que torna algumas dietas mais ou menos adequadas para certo tipo de pessoas. Se precisar de ajuda, um nutricionista será capaz de ajudar a fazer uma escolha adequada.



Exercício pode ajudar a perder peso, construindo músculos e queimando calorias. Embora possa levar algum tempo a notar fisicamente as diferenças, cada actividade se torna mais fácil enquanto se torna mais apto. Certifique-se sempre o exercício é adequado à sua situação. Em caso de dúvida, deve procurar o seu profissional de saúde.



Manter o peso controlado é sempre importante. Quando tem diabetes é ainda mais, porque o excesso de peso pode levar a todos os tipos de problemas. Hoje em dia os médicos não falam em termos de peso ideal ou peso alvo, mas sim de Índice de Massa Corporal (IMC), que relaciona o peso para a sua altura.

 

Os mais lidos

O que faz os níveis de glicose subir e descer?

Quando se tem diabetes, é importante entender o que pode fazer os níveis de glicose no sangue aumentar ou diminuir, de modo a poderem tomar-se medid...

Cetonas (corpos cetónicos) e cetoacidose

As cetonas são uma substância química produzida pelo corpo quando, devido a uma falta de insulina,este não é capaz de usar a glicose como fonte de e...

Artigos relacionados

Monitorização contínua de glicose

Os sistemas de monitorização contínua de glicose (CGM) consistem num pequeno sensor descartável inserido na pele, um transmissor que liga ao sensor ...

O que é a diabetes?

  Diabetes é uma doença crónica, onde a quantidade de glicose no sangue é muito elevada porque o pâncreas não produz qualquer insulina ou não produ...

Pesquisa Pesquisar

Aviso de privacidade

A sua privacidade é importante para nós. Actualizamos a nossa Politica de Privacidade de acordo com o novo Regulamento Geral de proteção de dados da EU.
Veja a Politica de Privacidade aqui.