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Características

As pessoas com Diabetes são aconselhadas a fazer exercício físico com regularidade, para obterem melhores níveis de glicose no sangue e reduzir o risco das complicações tardias da Diabetes
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Os músculos que estão a trabalhar, utilizam mais glicose do que os que estão a descansar. O movimento muscular também leva a uma maior absorção de glicose pelas células musculares e ajuda a baixar os níveis de glicose no sangue.

Os benefícios adicionais do exercício incluem um coração mais saudável, melhor controlo do peso e melhor gestão do stress, bem como o fortalecimento do sistema cardiovascular e os músculos do corpo. Muitas pessoas fazem exercício para manter a forma, perder ou manter um peso saudável, ou apenas por diversão.

Um pouco de atividade extra pode ter uma série de benefícios, tais como melhorar a sensibilidade à insulina, melhorar a sua sensação de bem-estar, controlar o seu peso, reduzir os riscos de cancro e problemas cardíacos e ajudar a fortalecer os ossos e os músculos.

Exercício físico frequente e regular é recomendado para pessoas de todas as idades, uma vez que estimula o sistema imunológico e ajuda a proteger contra doenças cardíacas, derrames, diabetes tipo 2, cancro e outras doenças graves.

A hipoglicemia pode ocorrer se:

  • está a tomar medicação para baixar a glicose no sangue e não tem ingerido hidratos de carbono (frutas, leite, amido) para compensar o exercício;
  • tem tomado muita medicação em relação ao exercício;
  • como consequência de desequilíbrios alimentares ou de medicação, desajustados ao  exercício.

Se o seu nível de glicose no sangue é inferior a 100 mg/dl antes do exercício, deverá fazer um lanche com hidratos de carbono antes de começar o exercício.

Se o seu nível de glicose no sangue é superior a 100 mg/dl antes do exercício, pode precisar de hidratos de carbono extra durante ou após o exercício. Verifique sua glicose no sangue para ver se desce abaixo dos 70 mg/dl após o exercício.

Para exercícios de longa duração ou sessões de exercícios de alta intensidade, faça-se acompanhar de lanches extra ricos em hidratos de carbono. Sugere-se a toma de hidratos de carbono adicionais a cada 30 a 60 minutos de exercício.

Traga sempre consigo um hidrato de carbono de acção rápida quando for fazer exercício físico, como pastilhas de glicose, caso a sua glicose desça muito e desenvolva sintomas de hipoglicemia durante o exercício.

Pessoas com problemas cardíacos já existentes podem ter de evitar actividades particularmente extenuantes como levantar pesos e running.

Qualquer atividade que envolva levantar-se rapidamente deve também ser evitada. Se tem problemas cardiovasculares, deve sempre consultar o seu médico antes de iniciar uma actividade física. O seu médico pode ajudar a decidir qual a actividade física que melhor se adequa ao seu caso.

Recomenda-se o uso de algo que o identifique como portador de diabetes, especialmente se costuma fazer exercício físico sem companhia, para que outros possam ajudá-lo de forma adequada em caso de algo inesperado acontecer.

Certifique-se de que você usa um calçado adequado. Problemas nos pés podem ocorrer quando os sapatos encaixam mal, se não usar meias ou se estas não forem absorventes, poderão causar problemas nos pés por fricção ou pressão.

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