Profissionais de Saúde | Apoio ao cliente: 800 200 891 (de 2ª f a 6ª f das 09h00 às 18h00) |  Pesquisar

Características

Se a criança for diagnosticada com diabetes, será acompanhada num hospital, por uma equipa especializada em diabetes.
•••••


A diabetes tipo 1 é muitas vezes diagnosticada durante os anos da infância. No entanto, o aparecimento da diabetes tipo 1 pode ser em qualquer idade e não é incomum as pessoas com idade superior a 18 anos desenvolverem este tipo de diabetes. A diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune, em que o corpo destrói a parte do pâncreas que produz insulina.

Se o seu filho foi diagnosticado com diabetes tipo 1, o seu tratamento será sempre a terapia com insulina, uma vez que o seu corpo já não é capaz de produzir e utilizar a sua própria insulina. A equipa de cuidados de diabetes irá preparar um regime de insulina adequado às necessidades e estilo de vida do seu filho.

Durante o dia, os seus níveis de glicose no sangue, serão controlados através de insulina de acção rápida tomada na hora das refeições. À noite, os níveis serão controlados pela insulina de acção lenta. Às vezes, no período inicial após o diagnóstico, as crianças pequenas só precisam de uma pequena dose de insulina, mas isso vai mudar à medida que crescem e envelhecem.


A terapia com bomba de insulina (também conhecida como terapia de infusão contínua de insulina subcutânea ou CSII) também é comum entre as crianças. A bomba de insulina é um pequeno dispositivo (com o tamanho de um telemóvel) usada fora do corpo, que fornece continuamente insulina para dentro da camada de tecido imediatamente por debaixo da pele (subcutâneo) através de um tubo ou agulha muito fina inserido sob a pele.

A insulina é normalmente injectada numa taxa definida ao longo do dia, sendo aumentada quando necessário, como por exemplo, na hora das refeições. Terapia com bomba de insulina pode ser útil para as crianças que têm dificuldade com múltiplas injecções diárias de insulina e pode ajudá-las a ter um melhor controlo.


A diabetes tipo 2 costumava ser conhecida como a diabetes dos adultos, porque este tipo de diabetes é geralmente diagnosticada na idade adulta. No entanto, o desenvolvimento deste tipo de diabetes está a tornar-se mais comum em pessoas mais jovens.

Na diabetes Tipo 2, o corpo ainda produz insulina, mas as células do corpo têm dificuldade em usar a insulina para absorver o açúcar (glucose) no sangue. Os níveis de glicose no sangue são monitorizados com particular atenção à dieta, actividade física, perda de peso, redução do stress e na toma de comprimidos para a diabetes.

O número e tipo de comprimidos que são utilizados poderá variar, dependendo de como o seu médico entenda o que melhor pode ajudar a reduzir os seus níveis de glicose. Ao longo do tempo, o corpo precisa de mais apoio e, a pessoa com diabetes tipo 2, poderá ter necessidade de tomar insulina para ajudar a controlar seus níveis de glicose.

Os mais lidos

Cetonas (corpos cetónicos) e cetoacidose

As cetonas são uma substância química produzida pelo corpo quando, devido a uma falta de insulina,este não é capaz de usar a glicose como fonte de e...

Olhe por si

Deveria perder algum do seu tempo a cuidar do seu bem mais precioso - o seu corpo. Mais ainda, se tem diabetes.   Faça check-ups’s regulares. P...

Artigos relacionados

Sobre a Abbott Diabetes Care

A Abbott Diabetes Care (ADC) está em contínuo desenvolvimento, procurando sempre produtos inovadores de monitorização dos níveis de glucose e/ou corpo...

Diabetes tipo 2

A diabetes tipo 2 desenvolve-se quando o corpo não consegue produzir insulina suficiente ou quando a insulina produzida não funciona corretamente. ...

 Pesquisar