Profissionais de Saúde | Apoio ao cliente: 800 200 891 (de 2ª f a 6ª f das 09h00 às 18h00) |  Pesquisar

Características

A equipa de profissionais de saúde que acompanha a criança com diabetes deve incluir um nutricionista que está familiarizado com as necessidades das crianças. Haverá uma avaliação da dieta da criança e, se é necessário adaptar a dieta da família.
•••••

Qualquer mudança pode envolver o resto da família, mas não há nenhuma razão para que isso seja um problema, uma vez que se trata de uma alimentação saudável, rica em hidratos de carbono complexos (amidos) e fibras que irá, certamente, beneficiar toda a família.

Não é, certamente, necessário comprar alimentos especiais que são rotulados como "aconselhados para diabéticos", nem os alimentos que contêm açúcar têm que ser completamente evitados - eles podem ser consumidos como parte de uma dieta equilibrada, ou seja, com baixo teor de açúcar e não isenta de açucar.

Alimentos açucarados (como doces, bolos e chocolate) podem ser consumidos como parte da refeição, uma vez que a criança irá tomar insulina de qualquer forma. No entanto, poderá ser necessário um incremento na dose. Doces ou chocolate consumidos como lanches fora do horário das refeições, geralmente implicam uma dose de insulina extra.

A criança deve sempre ter consigo um alimento ou bebida com elevado teor de açúcar para ingerir em caso de hipoglicemia - algumas gomas ou um pacote de sumo de fruta, para ingerir em primeiro lugar e, em seguida, um hidrato de carbono de libertação mais lenta, como uma barrita de cereais, para ajudar estabilizar os seus níveis de glicose no sangue. Isto é particularmente importante quando a criança está a participar numa atividade física ou desportiva. Se está na escola, é importante que os professores saibam que a criança pode precisar de comer um lanche durante a aula para evitar uma hipoglicemia.


Por que não usar os testes regulares para ver como as refeições favoritas da criança afectam a sua glicose no sangue? Se a fazem subir rapidamente, pense em como poderia baixar o IG* para retardar a sua absorção.


A hora das refeições nem sempre é  previsível, especialmente com as crianças. O teste de glicemia pode ajudar a decidir quanto tempo é seguro esperar pela refeição, ou se é preciso um snack para manter os níveis com valores razoáveis.


A criança deve testar a glicemia quando comer alimentos aos quais não está habituada para ver se a dose de insulina deve ser ajustada.


Se a criança precisa perder peso, então poderá correr o risco de hipoglicemias porque come menos. Se a perda de peso é necessária, o assunto deverá ser discutido com o médico, para se fazer um plano de testes para ajudar a equilibrar a ingestão de alimentos com uma menor dose de insulina.

Os mais lidos

Cetonas (corpos cetónicos) e cetoacidose

As cetonas são uma substância química produzida pelo corpo quando, devido a uma falta de insulina,este não é capaz de usar a glicose como fonte de e...

Olhe por si

Deveria perder algum do seu tempo a cuidar do seu bem mais precioso - o seu corpo. Mais ainda, se tem diabetes.   Faça check-ups’s regulares. P...

Artigos relacionados

Como deve ser a minha glicemia?

Os intervalos de glicose no sangue recomendados pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), encontram-se em baixo, mas poderão variar de pessoa ...

O que é a insulina?

A insulina é uma hormona produzida no pâncreas e que funciona através do sangue como a chave que permite a entrada da glicose nas células.••••• A g...

 Pesquisar