Farmácias | Profissionais de Saúde | Apoio ao cliente: 800 200 891 (de 2ª f a 6ª f das 09h00 às 18h00) |  Pesquisar

Características

Os seus níveis de glicose devem ser cuidadosamente monitorizados e mantidos dentro de um intervalo-alvo específico antes de engravidar, para que minimize a possibilidade de desenvolvimento de complicações evitáveis ​​para si e para o bébé, durante a gravidez.
•••••

Durante a gravidez, deve manter os níveis de glicose dentro deste intervalo-alvo. É essencial para o crescimento normal e desenvolvimento do bébé. Dieta, exercício físico, estilo de vida saudável e um acompanhamento rigoroso dos níveis de glicose são factores importantes para ajudá-la a controlar os níveis de glicose no sangue.

Os tratamentos que são prescritos para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue vai depender do tipo de diabetes que tem e do seu estado de saúde geral. Se tem diabetes tipo 1, o seu corpo não produz insulina, sendo necessário injeções de insulina para a gestão da diabetes.

Poucas pessoas com diabetes tipo 2 são capazes de controlar os níveis de glicose apenas com uma dieta saudável, poderá ser necessário uma combinação de insulina, comprimidos ou tratamentos injetáveis não-insulínicos, ​​como parte do plano de monitorização e controlo.


Durante a gravidez, a recomendação geral para os níveis de glicose é inferior a 106,2 mg/dL antes das refeições e não superior a 140.4mg/dL, uma hora depois de comer. Deve incentivar-se a fazer testes de glicose extra para garantir que os níveis de glicose encontram-se dentro do intervalo esperado. A prevenção de hipoglicemias é muito importante. Não desanime quando as dosagens de insulina precisarem de ser ajustadas com uma base regular. As necessidades de insulina do seu corpo oscilam durante toda a gravidez.

Outro risco associado com a gravidez são os sinais de alerta para uma hipoglicemia que podem estar diminuídos, o que torna difícil identificar um nível de glicose no sangue baixo e proceder à sua correcção. É vital que tenha sempre à mão algum açúcar para situações de hipoglicemia, durante toda a gravidez. Se reagir rapidamente e corrigir a descida da glicose no sangue, será melhor para si e para o bébé.

Avalie sempre o seu intervalo-alvo de níveis de glicose no sangue e quaisquer problemas que tenha com o profissional de saúde ou a equipa especialista em diabetes.


Se tomar insulina, pode ser necessário ajustar a dose para manter um bom controlo dos níveis de glicose no sangue. Em particular, a insulina às refeições podem ser ajustado dependendo do teor de hidratos de carbono da refeição. Se não sabe como fazer, o profissional de saúde pode ajudá-la ou pode encaminhá-la a um nutricionista ou ainda, sugerir um curso de educação para ajudá-la a aprender sobre hidratos de carbono, contagem de hidratos de carbono, e ajuste da dose de insulina. As doses de insulina podem também ter de ser ajustadas em outras situações, como exemplo, antes ou após o exercício físico ou quando estiver doente.

Os mais lidos

Cetonas (corpos cetónicos) e cetoacidose

As cetonas são uma substância química produzida pelo corpo quando, devido a uma falta de insulina,este não é capaz de usar a glicose como fonte de e...

O que faz os níveis de glicose subir e descer?

Quando se tem diabetes, é importante entender o que pode fazer os níveis de glicose no sangue aumentar ou diminuir, de modo a poderem tomar-se medid...

Artigos relacionados

Diabetes tipo 2

A diabetes tipo 2 desenvolve-se quando o corpo não consegue produzir insulina suficiente ou quando a insulina produzida não funciona corretamente. ...

Monitorização contínua de glicose

Os sistemas de monitorização contínua de glicose (CGM) consistem num pequeno sensor descartável inserido na pele, um transmissor que liga ao sensor ...

 Pesquisar