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Características

O índice glicémico é uma medida de quão rapidamente os níveis de glicose no sangue podem subir depois de comer um determinado tipo de alimento.

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O índice glicémico (IG) é uma classificação de alimentos que contêm hidratos de carbono com base no seu efeito potencial nos níveis de glicose no sangue. É dado um número IG aos alimentos, de acordo com seu potencial efeito nos níveis de glicose no sangue. A Glucose tem um IG de 100 e outros alimentos são medidos por comparação. Alimentos de absorção lenta, em geral têm uma baixa classificação IG, enquanto os alimentos que são mais rapidamente absorvidos têm uma classificação mais elevada.

Quando você tem diabetes, a escolha de hidratos de carbono de absorção lenta, em vez de hidratos de carbono de rápida absorção, pode ajudar os seus níveis de glicose no sangue, dão uma maior sensação de saciedade e a sentir menos fome entre as refeições.

É importante não nos concentrarmos apenas nos valores IG dos alimentos, pois os tamanhos das porções de quaisquer hidratos de carbono também são importantes. Os alimentos de baixo IG não devem ser consumidos sem restrição, nem deve ser o IG alto sempre evitado. Tente pensar no equilíbrio das suas refeições, que devem ter baixo nível de gordura, sal e açúcar e no consumo frutas e legumes. Nós comemos diferentes alimentos em quantidades diferentes, assim o tamanho da porção também vai afectar os seus níveis de glicose.

O IG é apenas uma ferramenta que ajuda a tornar-nos mais conscientes em relação aos hidratos de carbono que comemos. Se quiser saber mais, deverá perguntar ao seu profissional de saúde, que o deverá encaminhar para uma consulta de nutrição.

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