Farmácias | Apoio ao cliente: 800 200 891 (de 2ª f a 6ª f das 09h00 às 18h00) | pesquisa Pesquisar

Características

O índice glicémico é uma medida de quão rapidamente os níveis de glicose no sangue podem subir depois de comer um determinado tipo de alimento.

•••••

 

O índice glicémico (IG) é uma classificação de alimentos que contêm hidratos de carbono com base no seu efeito potencial nos níveis de glicose no sangue. É dado um número IG aos alimentos, de acordo com seu potencial efeito nos níveis de glicose no sangue. A Glucose tem um IG de 100 e outros alimentos são medidos por comparação. Alimentos de absorção lenta, em geral têm uma baixa classificação IG, enquanto os alimentos que são mais rapidamente absorvidos têm uma classificação mais elevada.

Quando você tem diabetes, a escolha de hidratos de carbono de absorção lenta, em vez de hidratos de carbono de rápida absorção, pode ajudar os seus níveis de glicose no sangue, dão uma maior sensação de saciedade e a sentir menos fome entre as refeições.

É importante não nos concentrarmos apenas nos valores IG dos alimentos, pois os tamanhos das porções de quaisquer hidratos de carbono também são importantes. Os alimentos de baixo IG não devem ser consumidos sem restrição, nem deve ser o IG alto sempre evitado. Tente pensar no equilíbrio das suas refeições, que devem ter baixo nível de gordura, sal e açúcar e no consumo frutas e legumes. Nós comemos diferentes alimentos em quantidades diferentes, assim o tamanho da porção também vai afectar os seus níveis de glicose.

O IG é apenas uma ferramenta que ajuda a tornar-nos mais conscientes em relação aos hidratos de carbono que comemos. Se quiser saber mais, deverá perguntar ao seu profissional de saúde, que o deverá encaminhar para uma consulta de nutrição.

Os mais lidos

O que faz os níveis de glicose subir e descer?

Quando se tem diabetes, é importante entender o que pode fazer os níveis de glicose no sangue aumentar ou diminuir, de modo a poderem tomar-se medid...

Cetonas (corpos cetónicos) e cetoacidose

As cetonas são uma substância química produzida pelo corpo quando, devido a uma falta de insulina,este não é capaz de usar a glicose como fonte de e...

Artigos relacionados

Olhe por si

Deveria perder algum do seu tempo a cuidar do seu bem mais precioso - o seu corpo. Mais ainda, se tem diabetes.   Faça check-ups’s regulares. P...

Monitorização contínua de glicose

Os sistemas de monitorização contínua de glicose (CGM) consistem num pequeno sensor descartável inserido na pele, um transmissor que liga ao sensor ...

Pesquisa Pesquisar

Aviso de privacidade

A sua privacidade é importante para nós. Actualizamos a nossa Politica de Privacidade de acordo com o novo Regulamento Geral de proteção de dados da EU.
Veja a Politica de Privacidade aqui.