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Características

Uma dieta saudável para alguém com diabetes é exactamente a mesma para outra pessoa.
Descubra quais os melhores alimentos e o que deve evitar.

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Cada vez mais pessoas são diagnosticadas com diabetes tipo 2. Costumava ser uma doença que afectava pessoas de mais idade mas, actualmente, começa já a afectar adultos mais jovens e, até mesmo algumas crianças já foram diagnosticadas. Os peritos pensam que este aumento da diabetes em pessoas mais jovens é principalmente devido à nossa alimentação e falta de exercício, o que está a fazer com que as pessoas fiquem com excesso de peso.

Uma dieta saudável para alguém com diabetes é o mesmo que uma dieta saudável para outra pessoa qualquer. É comida normal, com muita fruta e vegetais, mantendo a ingestão de gorduras, açúcares e sal com moderação.

Uma alimentação saudável pode ajudar a prevenir complicações. Uma dieta equilibrada, contendo uma variedade de vegetais diferentes, ajudará a fornecer muitos nutrientes que o corpo necessita. Tente incluir alimentos que contêm fibras, como grãos integrais, legumes, verduras e frutas. Além disso, tente substituir a manteiga e o óleo de fritar por gorduras monoinsaturadas, como nozes, abacate e azeite.

Hidratos de carbono complexos (encontrados no pão ou massas integrais, por exemplo) são divididos em açúcares e absorvidos lentamente. Esta absorção lenta mantém os níveis de glicose no sangue mais estáveis.

Os hidratos de carbono em alimentos açucarados (como bolos ou doces) são absorvidos rapidamente, fazendo os níveis de glicose no sangue subir de forma mais acentuada.

Os alimentos que contêm hidratos de carbono devem ser equilibrados com a quantidade certa de actividade ou medicação, se necessário. Se o equilíbrio entre hidratos de carbono e atividade física/ medicamentos for inexistente, os níveis de glicose no sangue após a refeição podem ser elevados.

Se começar a comer menos hidratos de carbono e observar a sua glicose no sangue baixar após as refeições, deverá conversar com o seu profissional de saúde sobre a possibilidade de mudar a sua medicação para a diabetes.

  • Frutas e legumes
    É recomendado comer cinco porções diferentes de frutas e legumes todos os dias. Tente dividir a sua ingestão de frutas ao longo do dia para evitar subidas bruscas dos níveis de glicose no sangue.
  • Carne, peixe e proteínas alternativas
    Comer uma variedade de proteínas e escolher as opções de baixo teor de gordura, por exemplo:
    - Presunto magro em detrimento de enchidos,
    - Frango sem a pele,
    - Leguminosas (lentilhas e feijão);
  • Leite e produtos lácteos
    Produtos lácteos, como iogurte e leite contêm cálcio, necessário para ossos e dentes saudáveis. Os adultos devem escolher as versões com baixo teor de gordura;
  • Pequenas quantidades de gorduras, açúcares e sal
    Não cortar gorduras completamente, mas reduzir bastante a sua ingestão;
    Use ervas para dar sabor em vez de sal.
    Corte o açúcar sempre que possível. Pode experimentar alguns adoçantes no seu lugar.

O sal em excesso, pode levar a:

  • Aumento da pressão sanguínea.

Muita gordura saturada está relacionada com:

  • Um aumento dos níveis de colesterol, levando a um risco aumentado de doença cardíaca.
  • Excesso de peso - Estar acima do peso cria os seus próprios riscos para a saúde, mas também faz a diferença no controlo da diabetes:
    No corpo, a insulina tem dificuldade em retirar o açúcar do sangue para as células num tecido gordo. Quanto mais peso tiver, mais insulina pode ser necessário injectar.
  • Naturalmente, o oposto também é verdadeiro; se perder peso, deve precisar de menos insulina. É por isso que o teste de glicose no sangue é tão importante quando está numa dieta.

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