Profissionais de Saúde | Apoio ao cliente: 800 200 891 (de 2ª f a 6ª f das 09h00 às 18h00) |  Pesquisar

Características

Compreender o efeito do álcool no é recomendado e, se for beber, é aconselhável testar os níveis de glicose no sangue regularmente para ter uma ideia de como os diferentes tipos de álcool afetam seus níveis de glicose.

•••••

Algumas pessoas podem achar que é muito fácil deixar diabetes fora da sua mente quando se bebe álcool e não se preocupam muito com os níveis de glicose no sangue. Há algumas razões óbvias porque álcool leva a hipoglicemia; por exemplo, se se está a divirtir, é provável que se esqueça de comer. Mas, para piorar a situação, o álcool pode desligar o mecanismo natural, protector do corpo para aumentar a glicose no sangue.

O álcool pode afetar os níveis de glicose no sangue, porque impede o fígado de regular o nível de glicose. O fígado desempenha um papel importante na regulação da glicose no sangue, libertando de forma constante glicose no sangue durante todo o dia. Normalmente, quando não come, o fígado ajuda a manter os seus níveis de glicose no sangue estáveis, fazendo glicose do glicogênio. Mas quando bebe, o seu fígado está tão ocupado a lidar com o álcool, que desliga a produção de glicose.

Uma consequência disso é que a hipoglicemia pode ser mais propensa a ocorrer depois de beber álcool. É sabido que o álcool pode afectar o nosso fígado a longo prazo, no entanto, a curto prazo que pode fazer hipoglicemia se tiver diabetes.

Aqui estão algumas dicas para beber mais de uma forma mais segura:

  • Não deixar de comer;
  • Proteja-se de hipoglicemias nunca bebendo de estômago vazio.

Uma série de bebidas alcoólicas (como a cerveja, cidras e licores) contêm hidratos de carbono, o que pode fazer com que os níveis de glicose no sangue subam inicialmente.


Os sintomas de hipoglicemia e os sintomas de estar embriagado, infelizmente, são muito semelhantes. Portanto, tente garantir que tem um amigo ou parceiro consigo que sabe sobre a sua condição e o que fazer perante uma hipoglicemia.

Pode já ter noção da quantidade de álcool que é segura, mas pode ser fácil ser apanhado(a) de surpresa. Assim, tenha sempre atenção ao que está a ser servido. É sempre útil saber que, qualquer bebida servida num bar, discoteca ou pub é, geralmente, duas vezes mais forte do que uma bebida servida em casa ou em uma festa particular.


É fácil de fazer exercício sem perceber (por exemplo dançar) quando se está a divertir. Por isso, é sempre importante ter por perto pequeno pacote de bolachas e biscoitos e alguns doces de açucarados em caso de necessidade.


De volta para casa e exausto, é tentador simplesmente cair na cama. Infelizmente é fácil ter um episódio de hipoglicemia durante o sono. Então, se foi sair e tomou algumas bebidas, convém fazer uma ceia antes de dormir.


Veja como o corpo reage

Há muitas variações na forma como as pessoas reagem ao álcool. Fazer um teste de glicemia antes de começar a beber e um par de vezes depois de parar, pode ajudar a perceber qual é o risco de ter uma hipoglicemia. Cuidado! Muitas vezes, beber faz com que os níveis aumentem no início, mas eles vão descer mais tarde, por isso é importante um lanche antes de dormir.

  • Durante a noite
    Coloque o seu aparelho de teste e um snack rico em amidos ao lado da cama. Se se sentir mal durante a noite, será mais fácil fazer um teste para verificar se está com hipoglicemia, ou se é apenas álcool a mais... 
  • Na manhã seguinte
    Os efeitos do álcool podem durar até ao dia seguinte, assim há que fazer o teste com mais frequência e ter cuidados extra ao longo das 24 horas seguintes.

 

Os mais lidos

Cetonas (corpos cetónicos) e cetoacidose

As cetonas são uma substância química produzida pelo corpo quando, devido a uma falta de insulina,este não é capaz de usar a glicose como fonte de e...

Olhe por si

Deveria perder algum do seu tempo a cuidar do seu bem mais precioso - o seu corpo. Mais ainda, se tem diabetes.   Faça check-ups’s regulares. P...

Artigos relacionados

Olhe por si

Deveria perder algum do seu tempo a cuidar do seu bem mais precioso - o seu corpo. Mais ainda, se tem diabetes.   Faça check-ups’s regulares. P...

Diabetes gestacional

A diabetes gestacional ocorre quando o corpo não consegue produzir a quantidade suficiente de insulina extra para atender às exigências da gravidez...

 Pesquisar