Profissionais de Saúde | Apoio ao cliente: 800 200 891 (de 2ª f a 6ª f das 09h00 às 18h00) |  Pesquisar

Características

Hipoglicemia (mais comumente conhecida como um episódio de hipoglicemia) significa que o seu nível de glicose no sangue está baixo, geralmente abaixo de 70 mg/dl. Quando os níveis de glicose estão abaixo de 70 mg/dl, pode não haver glicose suficiente ou energia para o seu cérebro ou corpo usarem.
•••••


A glicose é uma importante fonte de energia para o seu corpo. A hipoglicemia (mais comumente conhecida como um episódio de hipoglicemia) significa que o seu nível de glicose no sangue está baixo, geralmente abaixo de 70 mg/dl. Quando os níveis de glicose estão abaixo de 70 mg/dl, pode não haver glicose suficiente ou energia para o seu cérebro ou corpo usarem. A hipoglicemia é um efeito colateral de muitos medicamentos para a diabetes ou terapias; no entanto, as hipoglicemias não deveriam acontecer com frequência, piorar ou tornarem-se graves o suficiente para o fazer passar mal. Se assim acontece, a sua terapia poderá precisar de um ajuste para que tenha menos hipoglicemias. Deverá falar com o seu médico.

 


A incompatibilidade entre a sua terapia para a diabetes e alimentos, estágios iniciais da gravidez, mais actividade do que o normal, elevado consumo de álcool, podem causar hipoglicemias. Às vezes nem há nenhuma razão clara para que o seu nível tenha baixado.

 


Os sintomas de hipoglicemia normalmente ocorrem quando os níveis de glicose no sangue descem para baixo dos 70 mg/dl. Normalmente, os sinais precoces de que o seu nível de glicose está em baixo incluem:

  • Tremores
  • Suores
  • Sensação de fome ou cansaço
  • Visão turva

Sintomas avançados podem incluir confusão ou dificuldade de concentração. Em casos graves, pode acontecer perda de consciência. Se notar qualquer sinal de alerta de que seus níveis de glicose no sangue são muito baixos, não os ignore. Trate o seu baixo nível de glicemia comendo algo rico em glicose de acção rápida, como sumo de frutas, comprimidos de glicose, ou uma bebida açucarada.

Pode ter uma hipoglicemia quando está a dormir, o que pode causar excesso de sudação, distúrbios do sono e sensação de cansaço ao acordar. Se você acha que isso pode estar a acontecer-lhe, a maneira mais fácil de descobrir é testar seu nível de glicemia durante a noite. Se suspeitar ou descobrir que tem níveis baixos durante a noite, vai precisar de averiguar com o seu médico, quais as formas de evitar que isso aconteça.

 


Pode ter uma hipoglicemia enquanto dorme o que pode causar excesso de sudação, distúrbios do sono e sensação de cansaço ao acordar. Se você acha que isso pode estar a acontecer-lhe, a maneira mais fácil de descobrir é testar seu nível de glicemia durante a noite. Se suspeitar ou descobrir que você a ter níveis baixos durante a noite, vai precisar de averiguar com o seu médico, quais as formas de evitar que isso aconteça.

 


Se os seus níveis de glicose no sangue já são elevados há algum tempo, o seu corpo habitua-se e fica mais sensível à descida dos níveis. Assim, pode ter sensação de fraqueza, sem estar em hipoglicemia. Existem maneiras de gerir estas situações e, gradualmente, voltar aos níveis adequados. Fale com o seu médico.

 

A hipoglicemia pode acontecer de repente e, geralmente, pode ser tratada de forma rápida e fácil, tendo uma pequena quantidade de glicose, tal como:

  • Um copo pequeno de uma bebida açucarada (não diet)
  • 3 ou mais comprimidos de glicose
  • Um pacote de sumo de fruta

Deverá ter sempre consigo uma destas opções, mesmo se está prestes a comer uma refeição.

Após 15-20 minutos, testar novamente os seus níveis de glicose no sangue; se ainda são menos de 70 mg/dl, tome outra porção de alimentos ou bebida de alta concentração de glicose.

Quando os seus níveis voltam aos 70 mg/dl ou mais, poderá ter de ingerir um alimento rico em hidratos de carbono de acção mais prolongada para prevenir que os níveis voltem a cair. Os hidratos de carbono, tais como arroz, massas, batata, pão, cereais, podem ser parte de um lanche ou refeição. Outras fontes de hidratos de carbono aconselhados na dieta são o leite, iogurte e frutas. Hidratos de carbono menos saudáveis ​são os alimentos que contêm açúcar, como doces e bebidas açucaradas. Sobremesas como torta, bolo, biscoitos e chocolates podem ser más escolhas para tratar a hipoglicemia porque o alto teor de gordura dificulta a entrada de açucar no sangue.

Cabe-lhe a si decidir o que comer para tratar um episódio de hipoglicemia, desde que a acção seja rápida e trave a baixa de glicemia. Além disso, por mais tentador que seja, tente não ter muita comida com elevado teor de açúcar, pois poderá acabar com níveis elevados de glicose no sangue.

Nunca tente colocar comida ou bebida na boca de alguém que está sonolento ou inconsciente, porque poderá sufocar.

 


Leva até 45 minutos para que o cérebro se recomponha de um episódio de hipoglicemia por isso, se já teve um episódio de hipoglicemia antes ou enquanto conduz, não deve começar a conduzir novamente durante 45 minutos após o nível de glicose no sangue ter voltado ao normal.

Os mais lidos

Cetonas (corpos cetónicos) e cetoacidose

As cetonas são uma substância química produzida pelo corpo quando, devido a uma falta de insulina,este não é capaz de usar a glicose como fonte de e...

Olhe por si

Deveria perder algum do seu tempo a cuidar do seu bem mais precioso - o seu corpo. Mais ainda, se tem diabetes.   Faça check-ups’s regulares. P...

Artigos relacionados

Diabetes gestacional

A diabetes gestacional ocorre quando o corpo não consegue produzir a quantidade suficiente de insulina extra para atender às exigências da gravidez...

Cuidados com os olhos

Mantenha seus níveis de glicose no sangue e sua pressão arterial controladas para minimizar o risco de desenvolvimento de complicações graves a long...

 Pesquisar