Profissionais de Saúde | Apoio ao cliente: 800 200 891 (de 2ª f a 6ª f das 09h00 às 18h00) |  Pesquisar

Características

As cetonas são uma substância química produzida pelo corpo quando, devido a uma falta de insulina,
este não é capaz de usar a glicose como fonte de energia, e em vez disso começa a utilizar a gordura.

•••••

 

O corpo produz cetonas por utilizar a gordura quando a glicose no sangue desce. Em pessoas que não têm diabetes, um baixo nível de cetonas é normal e não prejudicial. Eles aparecem se não tiver ingerido alimentos por algum tempo e após o exercício físico prolongado. Em pessoas sem diabetes, glicose, insulina e cetonas trabalham juntos para fornecer ao corpo a energia que necessita.

Na diabetes, as cetonas são produzidas quando a glicemia não está bem controlada. Cetonas na urina são um sinal de que o corpo está a utilizar gordura para a ter energia em vez de usar a glicose. Isto pode ser porque não está há insulina disponível suficiente para levar a glicose a partir da corrente sanguínea para as células a ser usada para produzir energia.

Pergunte ao seu profissional de saúde quando existe necessidade de verificar os níveis de cetonas. Isto é importante se tem diabetes tipo 1. Poderá ser aconselhável verificar a existência de cetonas quando a glicose no sangue é superior a 240 mg/dl, ou se não se sentir bem.

As cetonas são ácidas. Um baixo nível de cetonas não terá muito efeito, mas quando os níveis aumentam, o sangue torna-se mais ácido. O nome disto é cetoacidose.

Os primeiros sinais de cetoacidose são aumento da urina e sede, enquanto os sintomas posteriores incluem náuseas e vómitos, que podem levar à desidratação.

Em níveis muito elevados de cetonas, a cetoacidose necessita de tratamento médico de emergência. Se não for tratada, pode ser fatal.

Níveis de corpos cetónicos no sangue normais são ligeiramente diferentes de pessoa para pessoa. Esta tabela vai ajudar a decidir se não precisa fazer nada ou o que deve fazer. Lembre-se, é muito melhor ter cuidado, por isso, se não tem a certeza, entre imediatamente em contacto com o profissional de saúde.

Nível de cetonas O que deve fazer
Abaixo de 0.6 mmol/L Leituras abaixo de 0.6 mmol/L estão num intervalo normal. Siga as indicações do seu professional de saúde, antes de fazer qualquer alteração à sua medicação para a diabetes.
Entre 0.6 e 1.5 mmol/L Leituras dentro deste intervalo, com um nível de glucose no sangue superior a 250 mg/dl, podem indicar o início de um problema. Siga as indicações do seu profissional de saúde.
Mais de 1.5 mmol/L Leituras acima de 1.5 mmol/L, com um nível de glucose no sangue superior a 300 mg/dl, sugerem que poderá a estar em risco de desenvolver cetoacidose diabética (CAD).

Os mais lidos

Cetonas (corpos cetónicos) e cetoacidose

As cetonas são uma substância química produzida pelo corpo quando, devido a uma falta de insulina,este não é capaz de usar a glicose como fonte de e...

Olhe por si

Deveria perder algum do seu tempo a cuidar do seu bem mais precioso - o seu corpo. Mais ainda, se tem diabetes.   Faça check-ups’s regulares. P...

Artigos relacionados

O que faz os níveis de glicose subir e descer?

Quando se tem diabetes, é importante entender o que pode fazer os níveis de glicose no sangue aumentar ou diminuir, de modo a poderem tomar-se medid...

Sobre a Abbott Diabetes Care

A Abbott Diabetes Care (ADC) está em contínuo desenvolvimento, procurando sempre produtos inovadores de monitorização dos níveis de glucose e/ou corpo...

 Pesquisar